Na noite de 3 de junho foram interditadas a Avenida Antônio Massa e as ruas Fernando Pinheiro Franco, Capanema, Carlos Gomes e José Calil e Alameda Pedro Calil. Centenas de estudantes e membros de igrejas e comunidades passaram a noite e parte da manhã cobrindo as ruas com desenhos feitos com serragem natural e tingida em todas as cores e areia branca, num trabalho muito caprichoso que resultou num Tapete de grande beleza. O Tapete foi composto por cem quadros, totalizando 650 metros de extensão, tendo como tema predominante A Paz.
Participaram as escolas municipais da Secretaria da Educação, secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Saúde e Transportes, Grupo Mães Azuis, Grupo Escoteiro São João Ybipiá, Matriz Nossa Senhora de Lourdes, paróquias Nossa Senhora de Fátima, de Calmon Viana; São José, da Vila Varela; Santa Rosa de Lima, da Cidade Kemel; Santa Helena, da Vila Santa Helena e Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Nova Poá.
A Missa da Unidade, celebrada na Praça de Eventos pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini antecedeu a procissão iniciada às 18 horas. Os fiéis saíram da Praça de Eventos seguindo pelas ruas decoradas e voltando ao ponto inicial. Até meia-noite, as ruas ficaram interditadas para a Prefeitura fazer a limpeza.
A organização do evento ficou a cargo da Secretaria de Turismo e Cultura e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O pároco Rui Galdino disse que a celebração da Eucaristia ganhou um significado ainda mais especial por reunir paróquias e comunidade em um testemunho de unidade, fraternidade e esperança.
O prefeito Saulo Souza destacou a importância da retomada da celebração com a união de todos. “Foi emocionante ver milhares de pessoas reunidas em um momento de respeito e fraternidade. Conseguimos resgatar uma tradição importante para Poá, valorizando a cultura, o turismo religioso e fortalecendo os laços entre a comunidade e as instituições. Agradeço à Igreja Católica e a todos que contribuíram para o sucesso desta celebração histórica”, afirmou.
O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini ressaltou o significado da celebração para a comunidade católica e a importância da união entre as paróquias. “Corpus Christi é uma expressão pública da nossa fé na presença de Jesus Cristo na Eucaristia. A participação expressiva dos fiéis demonstrou a força da fé em nossa Diocese”, destacou.
O padre Reginaldo Martins, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, enfatizou o caráter religioso e comunitário da celebração. Segundo ele, Corpus Christi representa um dos momentos mais importantes da fé católica por celebrar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.
Foto: SECOM / Prefeitura de Poá